Aplicações

Os Analisadores Industriais são equipamentos ou sistemas eletrônico-mecânicos normalmente instalados em linha nas unidades fabris, em medições contínuas ou análises automáticas de grandezas fisico-químicas.

São utilizados em sistemas de controle da qualidade dos produtos e no monitoramento ambiental, para diversas medições de variáveis físico-químicos como: pH, alcalinidade, condutividade, turbidez, concentração, cromatografia e outras.

A melhoria contínua da qualidade e da produtividade dos processos de fabricação e do monitoramento do impacto que as atividades industriais provocam no meio ambiente, a melhoria no tratamento da água e dos efluentes urbanos e industriais, passam todos pelo uso adequado dos analisadores industriais e da otimização dos processos de automação a eles associados.

Processos mais comuns que utilizam analisadores industriais contínuos, no controle da qualidade de produtos processados ou no monitoramento ambiental.

Veja também o Curso de Instrumentação Analítica Industrial

Aplicações Típicas:

Emissões de Gases e Particulados

qual_ar

Monitoramento do ar em ambientes urbanos; estações meteorológicas; Amostradores de partículas e analisadores de gases poluidores. Saber +

Veja também:

Tecnologias emergentes para o monitoramento com CEMS.

Distribuição das Fontes de Emissão;

Equipamentos de Mitigação da Poluição;

Regulamentações aplicadas ao uso do CEMS

Links Gases.

Mais informações sobre Poluição.

A Utilização de Sistema de Monitoramento Contínuo de Emissões.

……………

Efluentes Industriais

aera

Monitoramento de efluentes líquidos e emissões atmosféricas de gases e particulados em unidades fabris e medições em linha e em calha aberta de: pH,  condutividade, turbidêz, DBO, DQO, cloro, oxigênio dissolvido e outros. Saber +

Poluição Industrial.

(Renato)

.

Veja também Águas:

Fontes Naturais ; Utilização ; Tratamento da Água ; Monitoramento

..

Indústria Petroquímica

petro6

Controle de oxigenados na gasolina; cor do óleo diesel; controle da curva da destilação; octanagem; cromatografia em linha; analisadores de oxigenados; teor de enxofre em combustíveis; analisadores de combustão e emissões gasosas; analisadores de efluentes.

Indústria Química

fabrica_quimica

Fabricação em escala industrial de produtos químicos de modo geral; fabricação de PVC; estabilização de banhos eletroquímicos; analisadores colorimétricos; tituladores; espectrômetros.

Indústria de Celulose

digestor-fot

Controle do pH; Controle da Alvura da polpa de celulose; controle da consistência da polpa; medição do numero kappa online; analisadores de emissões gasosas e particulados.


Industria de Textil

fab_text

Controle do pH; condutividade; Controle de químicos em banhos de lavagem; efluentes líquidos; turbidêz e côr de efluentes líquidos; emissões gasosas e odores.

….

Idustria Siderúrgica

aciar

Monitoramento de residual de metais nos efluentes líquidos; pH; condutividade; medição de gases do alto fornos; monitoramento das emissões e particulados.

Veja Também: Aplicação de CEMS em Siderurgia.

Visão Geral sobre o Processo de Produção do Aço;

Distribuição das Fontes de Emissão;

Equipamentos de Mitigação da Poluição;

Regulamentações aplicadas ao uso do CEMS

Tecnologias Emergentes Usadas em CEMS.

…..

Saneamento Público

pict1

Estações de tratamento de água; tratamento de esgoto; Incineradores e fornalhas de biomassa; medição de pH; DBO; DQO; oxigênio dissolvido; metais. Saber +

Veja também: Utilização ; Tratamento da Água ; Monitoramento

Respeite a autoria indicando sempre a origem do conteúdo

www.ianalitica.wordpress.com

17 respostas para Aplicações

  1. Sergio disse:

    Boa tarde Iago,

    No momento estou viajando e não tenho como acessar meu material. Faça uma busta no google usando o termo “analisador da consistência” e vai achar alguma coisa.

    att,

    Sergio Trindade

  2. Iago Nunes disse:

    Ola Profº Sergio, irei realizar um seminário na qual o assunto em sobre analisador de consistência, o senhor poderia me disponibilizar algum material que falasse sobre esse assunto, que dissesse algo sobre seu funcionamento, manutenção, partes principais e aplicação. O senhor poderia me enviar por e-mail?
    iagonunes1.4@hotmail.com

  3. Thiago Siqueira disse:

    muito obrigado sergio!

  4. Sergio disse:

    Olá Thiago vou entrar em contato com você por email.
    att,
    Sergio

  5. Thiago Siqueira disse:

    ola profº Sergio to precisando de uma força sua.
    queria saber se você tem algum conteúdo que fale sobre analisador de numero kappa.
    to precisando para um seminario.
    Ficaria muito grato se o senhor pudesse me disponibilizar este material por e-mail
    Desde já agradeço. thiagosiqueirap@gmail.com ou thigo_siq@hotmail.com

  6. Sergio disse:

    Boa tarde Alexsandro,
    Não tenha vergonha de não saber, esta situação é transitória, quando agente quer aprender alguma coisa é só uma questão de tempo e oportunidade. A área de instrumentação analítica é muito diversificada e pouco conhecida pela maioria dos técnicos de instrumentação. Muita gente acaba tendo que realizar manutenção em analisadores e o fazem sem saber o porque, nem como funciona realmente o instrumento, além disso tem a questões das normas e regulamentações ambientais que muitos analisadores são obrigados a se enquadrar.
    Neste pacote de dificuldades, podemos acrescentar o fato de que no brasil há poucas escolas que mantem cursos com laboratório de instrumentação analítica, portanto a maioria dos cursos são de abordagem teórica (cursos práticos somente com o fabricante, em startup de sistemas e etc), além disso os cursos são caros para uma iniciativa individual, muitos alunos são encaminhados por empresas.
    Em breve estaremos oferecendo um curso teórico sobre analisadores na modalidade E-learning, com preços compatíveis para participação individual.
    Se você tem interesse em aprender sobre o assunto mantenha contato e pode encaminhar perguntas, que estarei a disposição para respondê-las.
    att,
    Sergio Trinadde

  7. Alexsandro da Silva Galeno disse:

    Bom dia a todos,

    Fico até envergonhado de postar essa mensagem, pois sou apenas um estudante de Instrumentação se formando nesse semestre. Ontem 06-02-2012 tive minha primeira aula de Instrumentação Analítica, área que eu nem sabia que existia. Me despertou o interesse em saber mais sobre essa parte da Instrumentação. Parabéns ao professor Sérgio pela iniciativa e espero aprender sobre o assunto.

  8. Sergio disse:

    Olá Rafael, estou enviando para o seu email. um abraço.

  9. Raphael costa disse:

    ola profº Sergio to precisando de uma força sua, uma ajuda amiga.
    queria saber se você tem algum conteúdo que fale sobre analisador de numero kappa.
    to precisando para um seminario.
    por favor gostaria muito q pudesse me ajudar nessa.

  10. Sergio disse:

    Obrigado Samira, fico muito contente de poder despertar interesse, principalmente nos meus alunos, qualquer dúvida que você tiver me procure que estarei a disposição, se eu não souber te responder, me comprometo a te ajudar a buscar soluções. Um abraço

  11. Samara Santos disse:

    Parabéns pelo trabalho e também iniciativa, professor, pois pude perceber que Instrumentação Analítica quase não é divulgada.
    Um grande abraço,

    SAMARA SANTOS.
    (Turma 7/ IFMA/ CURSO PAPEL E CELULOSE)

  12. instruanali disse:

    Obrigado Thiago
    Realmente a Instrumentação Analítica é uma disciplina bastante diversificada e por vezes complexa, envolvendo fenômenos físicos e químicos, lidando desde equipamentos mecânicos robustos até sensores frágeis e altamente sensíveis a variável medida. O leque de conhecimentos necessário para se trabalhar nesta área é portanto bastante diversificado. Por estar diretamente ligado a questão da qualidade dos produtos e ao meio ambiente, tem importância estratégica no controle operacional da planta e no monitoramento dos efluentes e por que não dizer do impacto que a atividade fabril causa ao meio.
    Nosso blogsite vai se estruturando devagar e aqui você encontra vários links para assuntos relacionados aos analisadores industriais.
    Em julho e agosto estaremos realizando treinamento sobre este assunto em Eunápolis-BA e em novembro em Vitória-ES, estes cursos citados são específicos para analisadores utilizados em processos de celulose e papel.
    Sempre que possível postaremos novidades relacionadas ao assunto.
    Volte sempre a nos visitar e a postar mensagens, se gostou passe adiante, eu agradeço a indicação.
    Um abraço,
    Sergio Trindade.

  13. Thiago de Sousa Almeida disse:

    Parabéns pela iniciativa deste site

    Pois ja tive a oportunidade de trabalhar com Instrumentação Analítica na Sindus – Tecnologia Humana (Contrato Suzano) e percebi que é uma área muito interessante, apesar de ter grande importância para os processos industriais ainda é muito difícil encontrar um bom site como esse para consultar informações sobre o assunto.
    Aliás, caso alguém saiba de alguma vaga neste seguimento me avisem por favor, pois estou disponível para o mercado. ( thiagomc9@yahoo.com.br)

    Um grande abraço a todos

  14. Arquimedes Moreno Torres disse:

    Trabalho com Analitica aqui na Bahia e acho interresante e oportuna a iniciativa, Parabens

  15. Marcelo Cunha Viana disse:

    Sérgio,

    Meus parabéns pela iniciativa, é importante que tenhamos dentro do nosso estado (ES), um site com inúmeras informações sobre a diciplina instrumentação, é certo que irá agregar valor para todos nós. Conte comigo.

  16. Renan Venturim disse:

    Sérgio,

    Trabalho com Dagno na Equipe analítica da Aracruz…e achei
    muito interessante a idéia de um blog voltado especificamente
    para Instrumentação analítica, pois aqui poderemos trocar informações
    e aprendermos juntos!
    Estarei divulgando para alguns amigos sobre o blog!

    Sucesso!!

  17. Dagno Ventorim disse:

    Sérgio,

    Parabéns pelo trabalho, pois apesar da instrumetação analítica ser uma área em grande crescimento, ela não é muito divulgada, não sei se pela falta de profissionais qualificados ou por terem a ilusão de “não valer a pena” por ser uma parte da instrumentação, mas sabe que acredito no seu trabalho, e te desejo muito sucesso nesse seu novo empreendimento, e pode contar comigo no que precisar.
    Estarei divulgando esse seu trabalho para as pessoas que conheço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: